Mercado de câmbio índia


Mercado de câmbio Índia


O mercado de câmbio Índia está crescendo muito rapidamente. O volume de negócios anual do mercado é de mais de US $ 400 bilhões. Esta transacção não inclui as transacções interbancárias. De acordo com o registro das transações divulgadas pela RBI, o volume de negócios mensal médio no segmento mercante foi de US $ 40,5 bilhões em 2003-04 ea transação interbancária foi de US $ 134,2 no mesmo período.


O faturamento total médio mensal foi de cerca de US $ 174,7 bilhões no mesmo período. As transacções são efectuadas à vista e também a prazo, que incluem swaps de moeda e swaps de taxa de juro. O mercado indiano de câmbio consiste dos compradores, vendedores, intermediários de mercado e da autoridade monetária da Índia.


O principal centro de operações de câmbio na Índia é Mumbai, a capital comercial do país. Existem vários outros centros de operações de câmbio no país, incluindo Kolkata, Nova Deli, Chennai, Bangalore, Pondicherry e Cochin.


No passado, devido à falta de facilidades de comunicação todos estes mercados não estavam ligados. Mas com o desenvolvimento de tecnologias, todos os mercados de câmbio da Índia estão trabalhando coletivamente.


O mercado de câmbio Índia é regulada pelo banco de reservas da Índia através do Departamento de Controle de Câmbio. Ao mesmo tempo, Foreign Exchange Dealers Association (associação voluntária) também fornece alguma ajuda na regulação do mercado. Os Distribuidores Autorizados (Autorizados pelo RBI) e os corretores credenciados são elegíveis para participar no mercado de câmbio na Índia. Quando o comércio de câmbio está acontecendo entre os Distribuidores Autorizados e RBI ou entre os Distribuidores Autorizados e os bancos Overseas, os corretores não têm nenhum papel a desempenhar.


Para além dos Distribuidores Autorizados e corretores, existem alguns outros que são fornecidos com os direitos limitados para aceitar a moeda estrangeira ou cheque de viajantes. Entre estes, há os cambistas autorizados, agentes de viagens, certos hotéis e lojas do governo. O IDBI eo banco Exim também são permitidos condicionalmente para manter moeda estrangeira.


Todo o mercado de câmbio na Índia é regulado pela Foreign Exchange Management Act, 1999 ou pela FEMA. Antes deste acto ter sido introduzido, o mercado era regulado pela FERA ou Lei de Regulação Cambial, 1947. Após a independência, a FERA foi introduzida como medida temporária para regular o ingresso do capital estrangeiro. Mas com o desenvolvimento econômico e industrial, sentiu-se a necessidade de conservação de moeda estrangeira e, por recomendação do Comitê de Contas Públicas, o governo indiano aprovou a Lei de Regulamentação Cambial de 1973 e gradualmente, este ato ficou famoso como FEMA.

Comments